Acessibilidade significa permitir que qualquer pessoa com Deficiência participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação.
Existem muitas dificuldades para as pessoas com alguma deficiência, não só para os cadeirantes, mas também para aqueles que tem deficiencia visual, auditiva, etc.
Nesse texto, vou falar um pouco sobre algumas dificuldades e benifícios que cada deficiente tem.
DEFICIENTE FÍSICO:
1º-> FALTA DE RAMPAS QUE DÃO ACESSO ÀS CALÇADAS – Esse problema é um dos mais comuns que os cadeirantes encontram. Muitas vezes, um deficiente quer sair pra passear um pouco, até mesmo na rua de casa, mas não pode ou não consegue.Tudo isso é devido à falta de acesso às calçadas, e em muitas vezes também, até tem uma rampa, mas quando vamos passar, tem um carro estacionado bem em frente, até mesmo de pessoas que não tem deficiência nenhuma,ou pelo menos pensam que não tem.
2º -> A ALTURA DE TELEFONES PÚBLICOS – Algumas pessoas que utilizam a cadeira de rodas encontram dificuldade na hora de fazer uma ligação no telefone de uso público, pois esses não possuem a altura adequada para essas pessoas, ou seja, são muito altos. E aqueles que são um pouco mais baixo, são só da altura das mãos, e normalmente um telefone público tem que ter as medidas do corpo humano. E por isso, muitas vezes, encontramos deficientes utilizando os famosos orelhões com a ajuda de alguém, e com isso acabam se esquecendo dos seus direitos.
3º -> FALTA DE TRANSPORTES PÚBLICOS ADAPTADOS – Na hora em que um deficiente precisa embarcar em um transporte público, como ônibus, vans, metrôs, trens começa uma “batalha”, pois nem todos estão adaptados à essa necessidade. Isso atrapalha bastante tanto para ir à escola, o trabalho, quanto a um passeio. E infelizmente são os deficientes baixa renda que mais sofrem com isso.
Além desses problemas, existem vários outros, mas também temos direitos que muitas vezes são esquecidos pelos próprios deficientes. Como por exemplo: aquisição de automóveis ficando isento do ICMS e do IPI, aposentadoria por invalidez, transporte público gratuito com direito a um acompanhante e muitos outros. E para quem quiser comprar um carro com esses benefícios é só procurar Secretaria da Fazenda da sua cidade, e para conseguir a aposentadoria, procurar o INSS também da sua cidade.
DEFICIENTE AUDITIVO:
A maior dificuldade que um portador de deficiência auditiva encontra é a discriminação na escola, no trabalho, até mesmo com as pessoas que se dizem “amigos” e familiares.
Alguns direitos que esses deficientes tem são: assim como o deficiente físico, ele tem insenção do IPI na compra de um carro nacional, e quase os mesmos direitos que os outros portadores tem.
DEFICIENTE VISUAL:
1º-> FALTA DE MARCAÇÃO NAS RUAS – Muitas pessoas que têm essa deficiência sofrem na hora de caminharem pelas ruas por falta de marcação com saliência. Essas marcações ajudam muito, pois conforme o deficiente vai passando o seu “guia” pelo chão, ele sabe a onde fica a faixa de pedestres, aonde ele deve parar e etc. Mas infelizmente existem muito poucas marcações.
2º -> PRECONCEITO – Às vezes as pessoas passam por um deficiente visual que está tentando atravessar a rua, e nem oferecem ajuda, só que elas esquecem que um dia podme ser elas que vão precisar de ajuda!!
Alguns benefícios são: Adaptações educacionais, salas de recursos em escolas em que os deficientes visuais estudam, reforço pedagógico, aposentadoria, um emprego garantido entre outras coisas..
DEFICIENTE MENTAL:
O maior problema que uma pessoa portadora de deficiência mental enfrenta, é sem dúvida, o preconceito. Muitas mães, ou melhor dizendo, mulheres que se dizem mães, ao terem um filho e decobrir que ele é ou vai ser um deificiente mental, acabam abandonando essa criança, e isso é um descaso, pois mesmo sendo uma ciança com deficiência ou sem, ela tem o direito de ser feliz.
O preconceito muitas vezes, ocorre até mesmo na escola em que a criança ou a pessoa adulta com esse tipo de deficiência estuda. Isso faz com que ela tenha que estudar em outro lugar, numa escola só de pessoas com essa deficiência. Por outro lado, isso também é bom, pois em uma escola que só tem alunos com essa deficiência, tem mais suporte para a criança. Assim como os outros tipos de deficiência, o deficiente mental também tem direito à aposentadoria, escolas com um suporte próprio para esse tipo de deficiência, atenção exclusiva dos professores para as crianças e muito mais. Procure seus direitos!!
"Não é a força do gotejar da água que fura a pedra, mas sim a persistência incansável desta ação."
Por Lilian Ventura