terça-feira, 14 de junho de 2011

Esteira passa a dar acesso aos cadeirante à praia no Rio de Janeiro



 Gente, mais novidades boas para nós deficientes!
No dia 24/01/2010 foi dado o primeiro passo para a inclusão social: o projeto "Praia para todos". Foi lançado no Posto três da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, com diversas atividades adaptadas.
A principal transformação é uma esteira especial de 30 metros, feita de fibra de plástico, que vai do calçadão às tendas na areia, o que permite a passagem da cadeira de rodas. 


Além disso, existem também a chamada "cadeira anfíbia" que  leva o deficiente ao mar e ainda flutua na água, a prancha de surfe adaptada, mais vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso nas vias, sinalização sonora e até piso tátil para os deficientes visuais.



O idealizador do projeto é o biólogo Ricardo Gonzalez Rocha Souza, que também é cadeirante. Quando chegam à tenda, os deficientes têm disponíveis atividades como surfe, vôlei sentado, frescobol, peteca e o banho de piscina assistido, planejado para as crianças.
"O cara chega aqui, tem a cadeira anfíbia. Cansou, vai jogar vôlei; enjoou, vai surfar, vai jogar frescobol, o cara tem diversão toda hora", destacou o cadeirante Fábio Fernandes, um dos organizadores do “Praia para Todos”.
O projeto é itinerante. Na Barra, ficou até o dia 28 de março. Depois, seguiu para Copacabana, na Zona Sul, e ficou até o dia 25 de abril. Em seguida, foi para a praia de Ipanema, do dia 2 ao dia 16 de maio. Por fim, o "Praia para Todos" foi para o Piscinão de Ramos, no subúrbio do Rio, do dia 23 ao dia 3 de maio.
A intenção dos organizadores é entregar um relatório de toda a estrutura para a Prefeitura do Rio, com o objetivo de que seja montado pelo menos um posto adaptado em cada praia da cidade e que ele seja fixo.
Agora é só aproveitar essas novidades, e torcer para que elas se fixem para sempre!

Por Lilian Ventura